Maurice Bernard Sendak foi um ilustrador e escritor de literatura infantil americano. Nasceu no dia 10 de junho de 1928, em Nova Iorque, e morreu no dia 8 de maio de 2012. Descendente de judeus e poloneses, teve a infância marcada por tragédias e mortes de parentes devido ao Holocausto. Ele se tornou conhecido pelo seu livro Where the Wild Things Are, publicado em 1963, conhecido no Brasil como Onde Vivem os Monstros, obra que foi adaptada ao cinema em 2009.
O pai do escritor era contador de histórias e seu amor pelos livros começou na infância. Sendak teve problemas de saúde e precisou ficar em repouso em sua cama, onde encontrou nos livros e na leitura uma companhia para atravessar esse tempo difícil. Decidiu ser ilustrador após ver o filme Fantasia, de Walt Disney, aos 12 anos.
Um dos primeiros trabalhos do ilustrador foi criar vitrines para a loja de brinquedos FAO Schwarz. Em 1947, duas ilustrações foram publicadas em um livro intitulado Atomics for the Millions, pelo Dr. Maxwell leigh Eidinoff. Sendak passou a década de 1950 ilustrando livros infantis de outros autores antes de começar a escrever suas próprias histórias. Uma das obras de Sendak mais conhecidas no Brasil é “Os Setes Mostrinhos”, que foi adaptada em desenho animado e exibida pela TV Cultura.
O escritor era apaixonado pelas crianças. Segundo ele, elas procuravam apenas por aquilo que gostavam e era isso que ele mais admirava. O irmão mais velho de Maurice Sendak, Jack, também se tornou escritor e contou com a ajuda do irmão mais novo nas ilustrações de dois dos seus livros. Em 2012, Sendak sofreu um acidente vascular cerebral e morreu na manhã do dia 8 de maio. Foi homenageado pelo jornal The New York Times, sendo chamado de “O mais importante artista literário do século XX”. Vários autores, escritores e outros artistas também lamentaram e elogiaram Sendak como uma das mentes mais brilhantes.
My Brother’s Book é o nome do livro publicado em fevereiro de 2013 com imagens póstumas do escritor. Seu último livro chama-se Bumble-Ardy, terminado oito meses antes da sua morte. O site Google fez uma homenagem aos 85 anos de Sendak no letreiro da página inicial, que contava com uma animação de todas as suas obras.
Obras:
por Thays Kloss