Quando o assunto é alfabetização bilíngue, os especialistas dividem suas opiniões. Alguns especialistas dizem que é melhor alfabetizar a criança no idioma nativo primeiramente. Outros dizem que o processo deve ser simultâneo. De qualquer modo, aprender a escrever, a fonologia e leitura das sílabas também são treinadas. E o primeiro passo para aprender a escrever em mais de uma língua é a leitura.
É mais fácil aprender um novo idioma quando se é criança. Em caso de uma alfabetização bilíngue, o trabalho de leitura nas duas línguas é muito importante e algumas técnicas podem facilitar o processo.
Leituras em voz alta, seja em grupo ou só o adulto e a criança, reforça o som de cada letra. A criança associa o símbolo alfabético com o som e, finalmente, o conjunto é assimilado a alguma imagem.
O incentivo é muito importante. Ter os exemplares de livros, gibis, quadrinhos e jogos tanto na língua nativa, quanto a que se pretende ser aprendida, ajuda a criança a pegar gosto.
Desenhos com escritas é uma forma de facilitar e divertir a alfabetização em ambas as línguas. Faça com que a leitura seja prazerosa, abrindo caminho para a escrita e a fluência bilíngue.