Aprender outro idioma é muito importante atualmente. O inglês é a língua mais procurada e faz parte da educação escolar das crianças. Muitos especialistas dizem que os pequenos têm mais facilidade na hora de aprender uma língua nova e nada melhor do que incentivar o seu filho ensinando-o a ler livros em inglês.
Sempre ouvimos, na aula de português, que ler aumenta o vocabulário e melhora a escrita. Com o inglês não é diferente. Para quem quer arriscar a ler em inglês, algumas dicas são importantes.
Não tenha medo
É normal ter certa dificuldade no começo. Até quando começamos a ler em português não sabemos o significado de todas as palavras. O segredo é manter a calma e se arriscar.
Livros conhecidos e de nível fácil
No início é mais fácil escolher livros de autores que o seu filho já leu em português, já pode até conhecer a história ou até mesmo ser um livro infantil. Desse jeito, a leitura será mais fácil e ele já estará familiarizado e consegue ler imaginando as cenas, sem se preocupar muito com o significado e sim com a escrita das palavras.
Aumente o nível gradativamente
Comece com livros mais fáceis e, depois, vá aumentando a dificuldade. Para escolher, peça para a criança tentar ler a primeira página do livro, se tiver com muita dificuldade, escolha um mais simples. Conforme ela for ganhando confiança e vocabulário, os livros se tornarão fáceis.
Use o dicionário somente quando necessário
Ao contrário do que todo mundo pensa, usar o dicionário sempre que não entender uma palavra atrapalha a leitura e pode torná-la chata. Explique para o seu filho que ele deve circular de lápis as palavras que não entendeu e esperar se com o contexto ele entende. Se mesmo assim ficar complicado, aí vale uma pesquisadinha no dicionário ou na internet. Se o caso for de uma expressão, a internet é a melhor opção.
Não leia traduzindo
Para ler em inglês, você deve tentar pensar em inglês. Diga para o seu pequeno começar a visualizar, imaginar a cena descrita. Assim, ele começa a se familiarizar cada vez mais com o idioma.
Estabeleça uma meta
Tente colocar um limite de páginas ou capítulos por dia, assim a criança pode levar o tempo que for preciso e ter contato com o idioma todos os dias.
Além dessas dicas, vale uma extra: inclua o inglês no dia a dia do seu filho, pergunte o nome de um objeto, comida, bicho em inglês. Assim ele vai se sentir cada vez mais animado e estimulado a falar em outra língua.
por Thays Kloss