Leda Raquel Cretella é professora de artes há 23 anos da rede particular de ensino. Formada em Licenciatura em Desenho na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, ela é proprietária do Atelier Gira Girassol, onde ensina técnicas de pintura e desenho para crianças e adultos. Além de tudo isso, Leda trabalha como desenhista da Editora Litoarte, de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e usa os livros como grandes aliados no processo criativo.
Leda conta que um dos livros que mais a marcaram foi Pollyana, de Eleanor H. Porter. Para ela, a leitura tem o poder de transportar as pessoas a lugares e situações nunca vividos, alimentando a imaginação e a criatividade. A literatura rica em detalhes é o que mais chama a atenção da professora. “Sempre gostei muito de Agatha Christie, pelas descrições dos lugares que me faziam viajar quando as lia”, conta.
A desenhista afirma que a leitura tem tudo a ver com a arte. Os livros aguçam a imaginação e resultam na manifestação de outras vertentes artísticas. “A imaginação corre solta, surge a vontade de concretizar essas imagens que aparecem na mente, sendo no desenho, pintura, escultura ou qualquer outra manifestação artística”, exemplifica Leda.
Ainda segundo a professora, o costume de ler, atualmente, perdeu-se devido à informatização e o resgate desse hábito deve ser feito através de ações fundamentais nas escolas, como projetos de literatura e contação de história.
por Thays Kloss