‘O Menino Maluquinho’ foi criado pelo desenhista e cartunista Ziraldo em 1980. O livro ficou famoso entre as crianças, pois as histórias eram envolventes e traziam invenções de uma criança alegre, sapeca ou, como podemos dizer, “maluquinha”. Os livros são desenhados em cartuns, que certamente são um diferencial do autor. A ideia de desenhar o personagem com uma panela na cabeça foi, segundo Ziraldo, porque ele precisava desenhar uma criança maluca, um Napoleão mais novo – o que explica a mãozinha dentro do casaco azul na capa do livro.
O Maluquinho é um garoto brincalhão e alegre que sempre tem ideias para tentar deixar tudo mais divertido. Ele sempre está com uma panela na cabeça, como sinal das coisas fora do comum que adora fazer e o motivo do seu apelido. Apesar de travesso, é muito inteligente e tem vários amigos. Seus melhores amigos são Bocão e Junim. Julieta é a sua namoradinha, uma menina que, assim como ele, adora fazer coisas fora do comum e é chamada de “Menina Maluquinha”. O menino ainda tem rivalidade com Herman, o valentão da sua escola.
As atividades e histórias descritas descrevem o sabor da infância. Em 2005 foram vendidos mais de dois milhões e meio de exemplares, tornando-se um enorme sucesso. Conhecido em todo o país, O Menino Maluquinho inspirou peças de teatro, histórias em quadrinhos, série para TV e também um filme. Inclusive, a série de livros é utilizada por muitas escolas para incentivar a leitura.
No dia 24 de outubro, o personagem vai completar 33 anos junto ao seu criador, Ziraldo. Nada melhor do que comemorar lendo uma de suas histórias ou vendo o filme, não é mesmo?
Link para o filme: http://www.youtube.com/watch?v=YUkqx9kNBmE