Blog do Mercadolivros

Leitura: um bom modo de ensinar ortografia às crianças

Por Editora MercadoLivros
26/11/2013
A criança e o jovem que lê sabe escrever bem.

A criança e o jovem que lê sabe escrever bem.

É muito comum encontrarmos pais preocupados com seus filhos que passam muito tempo na Internet. Uma dessas preocupações, que também atinge educadores, é com relação à escrita. Crianças e adolescentes têm mania de abreviar as palavras, por exemplo: “você” vira “vc”, “beijo” vira “bj”, etc. Logo, há o temor de que eles esqueçam a grafia correta das palavras e adquiram o hábito de escrever de forma abreviada em textos mais formais, como trabalhos escolares, redações, entre outros.

Este temor não é em vão. Professores encontram muitas palavras escritas abreviadas ou de forma errada. As redações do Enem, divulgadas pelo MEC, nos trazem diversos exemplos. A saída, obviamente, não é proibir crianças e jovens de acessar a Internet. Muito pelo contrário. As tecnologias são aliadas da educação e precisam ser utilizadas para este fim, sempre com a assistência da família e dos educadores.

Sabemos que só escreve bem quem lê. Por isso, mais do que nunca, é importante incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. A leitura nunca pode ser algo imposto – se assim for, causa nada mais do que rejeição. É preciso conquistar leitores. É preciso desenvolver o hábito da leitura desde cedo, levando crianças a bibliotecas e livrarias e mostrando que os livros são tão divertidos quanto qualquer outro brinquedo.

A criança e o jovem que lê certamente saberá diferenciar a linguagem da internet da linguagem culta e saberá também como e quando usá-las. O segredo, como sempre, é ler.