Blog do Mercadolivros

Irmãos Grimm

Por Mercado Livros
03/10/2013

GrimmOs irmãos Jacob e Wilhelm Grimm nasceram em Hanau, na Alemanha, nos anos de 1785 e 1786, respectivamente. Os dois estudaram direito, mas começaram a se dedicar à literatura e acabaram deixando a advocacia de lado. Em 1830, os dois começaram a dar aulas em uma universidade alemã. Gostavam muito de estudar o alemão e tinham uma grande excelência narrativa.

No ano de 1837, um fato marcante aconteceu na vida dos irmãos. O rei da Alemanha os expulsou da Universidade de Göttingen com mais outros cinco professores por demonstrarem ideias contestadoras em relação ao rei. Quatro anos mais tarde, a Universidade de Berlim os convidou para dar aulas novamente. Os Grimm viveram em Berlim até o ano de suas mortes. Wilhelm faleceu em 1859 e Jacob em 1863.

Os irmãos Grimm são reconhecidos no mundo inteiro pela qualidade de seus contos. Eles costumavam escrever as histórias que costumavam escutar dos camponeses, amigos e parentes. Como sabiam que no início da humanidade as histórias eram passadas oralmente de pai para filho, de geração para geração, e que com o surgimento da escrita muitos contos ficaram guardados em monastérios, decidiram pesquisar e recolher as histórias da Alemanha para preservar a memória e a tradição popular.

A história de Rumpelstiltskin, um anão que transformava palha em ouro, foi uma das 12 contadas pela mulher de Wilhelm, Dortchen Wild. Branca de Neve, uma das histórias mais famosas, imortalizada pelo desenho criado nos estúdios Disney, foi passada para os Grimm por duas amigas de sua família. A maior parte dos contos, aproximadamente 200, foram ditados por uma camponesa idosa chamada Dorotea Viehmman.

Os primeiros contos foram publicados no ano de 1812, com o título “Histórias das Crianças e do Lar”. Aos poucos, os 51 contos dessa obra foram se popularizando e ganhando várias versões, conquistando diferentes povos de diferentes culturas e idiomas. Com um gênero fantástico, as obras dos Grimm apresentavam personagens imaginários, com dragões, lobos, monstros, bruxas, entre outras criações folclóricas da população.

A maior contribuição dos escritores para a literatura foi a coleta dos contos, que impulsionou muitos outros estudiosos a fazer o mesmo em seus países. Acredita-se que muitas histórias foram adaptadas para terem um final feliz e uma narrativa mais leve para as crianças. Uma marca dos Grimm é a presença das mulheres como personagens que mudam o enredo, para bem ou para o mal.

A história dos irmãos foi parar no cinema. O filme ‘Irmãos Grimm’ (ou Brothers Grimm) foi lançado em 2005 e é uma adaptação dos contos com a história de Jacob e Wilhelm. No filme, os dois são caçadores que percorrem a Europa – na época comandada por Napoleão – enfrentando monstros em troca de dinheiro. Porém, as autoridades francesas os colocam para enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, onde jovens donzelas desaparecem. Uma história divertida que mistura a fantasia escrita pelos dois irmãos, tendo os próprios como personagens. Uma homenagem criativa.

Hanau_Bruder_Grimm

Outras homenagens são duas estátuas, uma dos irmãos na cidade de Hanau e outra dos Músicos de Bremen, na cidade de Bremen. Esse conto deu origem, também, ao famoso musical ‘Os Saltimbancos’.

os musicos de bremen.os saltimbancos

Contos mais famosos

– A Protegida de Maria;
– As Aventuras do Irmão Folgazão;
– Branca de Neve;
– Cinderela;
– O Alfaiate Valente;
– O Flautista de Hamelin;
– O Ganso de Ouro;
– O Lobo e as Sete Cabras;
– O Príncipe Sapo;
– Os Músicos de Bremen;
– Os Sete Corvos;
– Os Três Fios de Ouro de Cabelo do Diabo.
– Rapunzel;
– Chapeuzinho Vermelho;
– A Bela Adormecida;
– Hansel e Gretel (João e Maria)
– Rumpelstiltskin;

 

por Thays Kloss