O Dia dos Pais está chegando e nada melhor do que passar o dia com o seu, presentear, sair jantar em algum restaurante, fazer um passeio no parque, brincar e se divertir muito com aquele que sempre está ao seu lado e te ama muito.
A figura paterna é muito importante na formação das crianças. Para passar algum tempo com seu pai e aprender mais a sobre importância dessa relação, alguns livros contam histórias e celebram o laço afetivo entre pai e filho, além de toda a família.
A nossa primeira dica de livro para ler é o “Com jeito de pai”, de Nye Ribeiro. A história é sobre um menino que conta como é seu pai, as atitudes que ele toma durante o dia a dia, seu comportamento, feições. A cada dia o menino vê seu pai de um jeito diferente. As ilustrações mostram a relação e os sentimentos através dos brinquedos do menino. No final, há um bonito abraço mostrando que um pai de verdade brinca, é herói, ama, fica bravo, erra e acerta.
A segunda dica é para aqueles que não convivem com seu pai biológico, mas com o padrasto. “Um pai de verdade”, de Pedro Bloch, mostra a relação entre Rafael e o seu padrasto, que o ajuda a suprir a ausência do pai. O garoto escrevia cartas para o pai, mas sempre sem resposta. Com o surgimento do padrasto, Rafael constrói uma verdadeira relação de pai e filho, mostrando que os laços afetivos não dependem só de sangue.
Para os “mais grandinhos”, o livro “De onde eu vim”, de Odette de Barros Mott, conta a história de Rogério, que só tem 10 anos e descobriu que é adotado. Revoltado, ele resolve fugir de casa, mas em seu caminho ele encontra um amigo que irá contar a sua história e ajudar Rogério a entender suas origens e o real significado de uma família. Com um texto rico e sensível, a autora consegue explicar o verdadeiro sentido do amor e do afeto.
Para os “mais pequeninos”, que ainda não sabem ler, o livro “O homem que amava caixas” é a opção certa. Com lindas ilustrações e sem nenhum diálogo, o autor Stephen Michael King, sensibiliza os leitores. A história é sobre um homem que amava muito seu filho e também amava caixas. Como muitos pais, ele não sabia como dizer ao se filho que o amava, então decidiu utilizar as caixas para mostrar de uma forma única seu sentimento e passar momentos muito especiais ao lado do seu pequeno.
Aproveite a celebração do Dia dos Pais para dizer a ele o quanto você o ama e passar momentos inesquecíveis ao lado dele, demonstrando todo o amor que sentem um pelo outro!
por Thays Kloss