Blog do Mercadolivros

Livros de meninas X Livros de meninos

Por Mercado Livros
19/02/2013

Existem livros para meninos e livros para meninas? Normalmente, tendemos a escolher contos de fadas para as pequenas e super-heróis para os pequenos. Mas esse estigma vem mudando e, cada vez mais, os pais dão liberdade para que os próprios filhos escolham seus livros e temas.

Quando crianças, normalmente as meninas acabam gostam de rosa, brilho, flores e coisas delicadas no seu dia a dia. Os meninos, por sua vez, são estimulados por um exemplo do sexo masculino, como carros, espadas, piratas. Como a capa – que diz diretamente sobre o que o livro trata –  é sempre a primeira impressão na escolha da obra, independente da idade, não é estranho que esse seja o comum.

É também natural que essas escolhas sejam feitas pela identificação com a obra: uma personagem feminina, um personagem masculino ou até mesmo características físicas como cor de pele, cabelo, origem cultural.

Vários livros também são escritos de forma “unissex”. Personagens-animais, que estimulam a criatividade e a aventura, costumam agradar meninos e meninas. Mas lembre-se: o ideal é que a escolha parta da criança, diante de uma opção de livros, não porque se trata de umlivro de “menininha” ou de “menino”.

19.02.13