Blog do Mercadolivros

Livros digitais

Por Mercado Livros
07/05/2013

livrodigitalLivros digitais ou e-books são livros em formato digital que podem ser lidos em equipamentos eletrônicos tais como computadores, leitores de livros digitais ou até mesmo celulares que suportem esse recurso. Apesar de existirem a algum tempo, agora que eles têm feito mais sucesso e dividido opiniões.

Mesmo ainda perdendo para os de papel, os livros digitais têm ganhado espaço. Com a chegada dos e-readers (equipamentos usados para ler os e-books), ficou mais confortável ler na mão do que no computador. O que ainda dificulta o acesso é o preço dos equipamentos eletrônicos e a pouca disponibilidade de livros no formato digital.

Uma das facilidades é que os e-readers podem armazenar centenas de obras em um único lugar, além de terem baterias que duram muito. Outra é que os livros digitais são bons para pesquisas e aulas, mais práticos e permitem alterações no tamanho da letra, por exemplo.

Como os aparelhos eletrônicos estão se tornando cada vez mais populares, o desinteresse das crianças pelos livros também aumenta. Com os tablets, há uma maior interação com o livro, o que prende a atenção das crianças e, como nossos pequenos serão os futuros leitores, acredita-se que os e-books tornem-se cada vez mais comuns.

Algumas escolas, como a Escola Internacional de Alphaville, em São Paulo, têm adotado livros didáticos digitais como forma de ensino. A chegada das obras de editoras como Ática, Scipione, FTD e Moderna aos colégios é o primeiro movimento significativo em direção a uma mudança no ensino. Livros clássicos, como as obras de Machado de Assis também estão disponíveis e já fazem o maior sucesso no seu formato digital.

Diferentes modelos de livros didáticos para o digital

Há diferentes modelos de livro didático digital. O mais simples é apenas uma cópia do livro impresso em capítulos, que pode ser acessada por qualquer computador. Há uma versão um pouco mais sofisticada, que se limita a incluir no livro de papel, ao longo dos capítulos, endereços eletrônicos. Esses endereços são acessados pelos alunos num portal de conteúdo didático, desenvolvido pela editora, que armazena complementos eletrônicos ao livro impresso.

A novidade nas escolas são coleções inteiras de livros de diferentes disciplinas, feitas para usar no tablet. Esse livro virtual reúne textos dos livros de papel e recursos multimídia. Sem sair do livro ou do tablet, alunos e professores podem ver vídeos, tocar músicas, entrar em galerias de fotos, baixar aplicativos, consultar gráficos animados e a internet. O professor tem seu próprio tablet, de onde pode acessar o aparelho dos alunos para fazer intervenções, como grifar trechos de um texto.

Mesmo com muita discussão em relação aos livros digitais é inegável afirmar que eles são o futuro. Em janeiro, inclusive, o Ministério da Educação anunciou que abrirá licitação para livros didáticos digitais. Eles serão adotados nas escolas públicas de ensino médio em 2015.

sony