Não cabe apenas à escola incentivar as crianças a desenvolver o contato com os livros. Esse também é papel da família. Afinal, os pequenos veem seus pais e familiares como exemplos para o mundo. Por isso, a leitura em família é fundamental.
Promova desde sempre o contato das crianças com os livros. Leve-os às livrarias e bibliotecas para que eles possam ver os livros, tocá-los, isto é, ter uma experiência com eles. Presenteie seus filhos com livros para que eles entendam que ganhar um livro é tão legal quanto ganhar qualquer outro brinquedo.
Reserve sempre um momento para ler com seus filhos. Quando pequenas, as crianças simplesmente adoram que os pais leiam para eles antes da hora de dormir. Além de incentivar a cultura da leitura, esta atividade aproxima pais e filhos e, também, ajudam a relaxar os pequenos, fazendo com que ele tenha uma melhor noite de sono.
Quando as crianças chegam à pré-adolescência, é óbvio que elas não desejam mais que os pais leiam com elas na hora de dormir. No entanto, isso não significa que a família deva se afastar da rotina de leitura dos filhos. É importante continuar incentivando essa atividade e demonstrar apoio e interesse por ela.
As escolas também podem incentivar a leitura em família. Uma ideia é que os professores entreguem livros aos alunos e peçam para eles lerem com seus pais, integrando, assim, a família. É isso o que faz a Escola Estadual Astor Vasques Lopes, no interior de São Paulo. Veja o vídeo.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=fzuV8ilbruI]