Muitas vezes sentimos vergonha de estar em pé na frente de muitas pessoas, todas nos encarando. Algumas crianças que sofrem de timidez, podem ter ainda mais dificuldade. Mas se apresentar e ler em público é uma atividade que ocorre muito na nossa vida, pois precisamos nos comunicar e transmitir nossas mensagens.
Seja na escola, na igreja ou até mesmo em casa, algumas dicas para diminuir o nervosismo e ajudar a fazer uma melhor leitura podem ser seguidas, assim todos vão prestar atenção e te elogiar ao fim.
Quando estamos lendo para mais pessoas, olhar para elas é fundamental, pois é como nos comunicamos uns com os outros. Ficar olhando para o papel dá a impressão de que você está ignorando a todos e passar uma imagem não muito simpática. Tente treinar no espelho, olhando para si mesmo. Levante a cabeça a cada duas ou três palavras e tente falar como se estivesse em uma conversa, normal.
Tente não escrever demais nos casos de discursos, textos longos acabam cansando os ouvintes. Caso precise ou seja um texto mais longo, tente deixá-lo na parte superior da página, pois usando a parte de baixo você acaba abaixando a cabeça e se escondendo.
A melhor altura para manter o papel é acima do peito. Assim, o seu contato visual fica mais fácil. Se você estiver lendo sentado, levante um pouco a parte superior do papel para facilitar a leitura e a movimentação do corpo.
Caso você vá usar um microfone, certifique-se de que ele está funcionando e posicione-o um pouco abaixo do queixo, para não abafar a voz. Segure o seu texto na altura da parte superior do peito. É mais fácil usar microfones com pedestais, mas caso não tenha, você pode pedir ajuda de alguma pessoa.
Quando falamos, temos mania de mexer demais nossas mãos, tentando explicar o assunto também através dos movimentos. Tente fazer gestos mais moderados.
Para que a leitura saia de forma natural, o texto também deve estar escrito de forma natural. Adapte as palavras e as frases de modo que você consiga falar, coloque as informações importantes no início e, se precisar, faça marcações no texto.
Preste atenção à pontuação do texto. Leia diversas vezes em voz alta para ter certeza de que as pontuações estão nos lugares certas e você sabe como interpretá-las.
Como diz a frase “a prática leva a perfeição”, treinar muitas vezes em casa, com os amigos, faz com que você vá ficando cada vez menos nervoso, preparado, te ajuda a conhecer o texto e na hora estar muito mais seguro.
Uma dica extra, que ajuda muito no sucesso da sua leitura ou apresentação. Decore a última frase e pronuncie-a sem olhar para o texto. Você passará segurança e naturalidade para os ouvintes.
O mais importante é perder a vergonha e se sentir seguro. O nervosismo é natural, mas poder ler para muitas pessoas pode ser uma experiência incrível. Treine em casa!
por Thays Kloss