Ter contato com os livros desde cedo é muito importante e deve ser incentivado primeiramente em casa, pelos pais. Mas quando a criança começa a ir para escola, é muito importante que a instituição também desperte o interesse e crie o hábito da leitura entre seus alunos.
Ações simples, que incentivam e integram os alunos, já são feitas por escolas em todo o país. Algumas fazem os estudantes do terceiro ano do ensino médio lerem livros, fazer debates sobre eles e depois contar a história para os mais novos, despertando a curiosidade deles. Outras, reservam aulas na biblioteca para contar histórias e deixar que os alunos descubram vários livros e emprestem para levar para casa. Essa ação pode render um tipo de jogo com os alunos. Aquele que mais empresta livros e os lê, ganha um livro no final do ano ou no final de cada semestre/bimestre.
Outra ação que pode ser feita pela escola é uma pesquisa sobre a preferência de leitura dos alunos; outra dica é levar os estudantes a uma grande biblioteca. Feiras do livro também incentivam o interesse dos alunos, ainda mais se juntar contações de histórias e teatros, fazendo um grande evento que atrai ainda mais os pequenos.
Preparar aulas lúdicas e interativas sobre livros, promover conversas sobre a história e até trabalhos que sugiram reinventar alguma parte da história são ações válidas. É importante que a escola se preocupe e trabalhe em conjunto com seus alunos. Construir um espaço com a ajuda deles, fazendo-os adquirir o hábito de leitura e torná-lo mais agradável e atrativo para que os livros não fiquem abandonados na prateleira.
Incentivar a leitura desde o início, fazendo-a tornar-se parte do cotidiano, ajuda no desenvolvimento e aprendizado da criança. As escolas, juntamente com os pais, devem se preocupar e desenvolver ações para que, no futuro, seus alunos se tornem pessoas com uma grande capacidade de interpretação, diálogo, contextualização, argumentação, enfim, com uma ótima formação.
por Thays Kloss